Nessa aula número 14 do nosso curso de harmonia você entenderá como montar as tríades aumentadas e também de onde elas vieram, assim terá conhecimentos dos quatro tipos de tríades. Aumentando seu domínio no instrumento além de raciocínio musical.
Acordes Aumentados
Como você viu nas aulas anteriores de harmonia do nosso curso, nós explicamos que a formação das tríades é o resultado de notas empilhadas, mais precisamente ocorre o empilhamento de terças, por exemplo:
Tônica – Terça – Quinta
Também você viu que os três tipos de acordes anteriores saíram da escala maior sendo a tríade maior, a tríade menor e tríade diminuta. Todas extraídas de uma mesma escala, porém cada acorde de um grau da escala e seus respectivos intervalos.
Partindo então do empilhamento de acordes sabemos que a tríade maior está configurada em TONICA-TERÇA MAIOR-QUINTA JUSTA. A tríade menor está configurada em TONICA-TERÇA MENOR-QUINTA JUSTA e como vimos na última aula a tríade diminuta está configurada em TONICA-TERÇA-QUINTA DIMINUTA, caracterizando assim o acorde diminuto.
Perceba que para cada acorde (tríade) há uma disposição de intervalos e nesse último a quinta foi “DIMINUÍDA” meio tom.
A diferença agora para a quarta tríades que iremos aprender é que a quinta será AUMENTADA em meio tom.
Isso pode ser aplicado a qualquer tonalidade vamos ver ela na formação da tríade de ré. Partindo do acorde maior, que é a nossa referência, vamos apenas aumentar a quinta em meio tom que ao invés da nota lá será a nota LÁ SUSTENIDO.
Para praticar e entender completamente assimilando de maneira efetiva o conteúdo, nós disponibilizamos um exercício para você treinar o raciocínio na hora de construir as tríades aumentada.
BAIXAR EXERCÍCIO – TRÍADES AUMENTADAS