Para formar os acordes do violão ou acordes no teclado é preciso entender o significado de tríade e como montar os acordes. Mas fique tranquilo pois nessa aula do nosso curso de harmonia musical você vai entender o que é tríade, seu significado.

O que é Tríade?

Basicamente as tríades são empilhamentos de notas seguindo um padrão para cada tipo de acorde.

Analisando a palavra TRÍADE podemos extrair a sílaba TRI (três) e Ad (para/até), ou seja, o significado de tríade seria ao pé da letra: “Para Três”. Nesse caso junção de notas.

O que são acordes?

Outra pergunta muito comum que ocorre quando se trata de estudo de harmonia é sobre o significado de ACORDE.

A diferença é que entre acorde e tríade a palavra acorde é muito mais ampla, pois o acorde não especifica quantas notas terão podendo ser tríades, tétrades ou até acordes com extensões.

Mas de forma resumida para que fique bem claro para você, acordes e tríades são EMPILHAMENTOS de notas de uma escala.

Confira a explicação abaixo.

Tríades Maiores (Acordes Maiores)

Para começar entender as tríades de maneira clara, vamos começar pela formação mais fácil – que talvez você já até saiba na prática – de como montar os acordes maiores em seu instrumento, seja no violão (guitarra) ou ainda saiba como encontrar os acordes no teclado (piano), mas nessa aula vamos explicar como isso ocorre dentro da harmonia musical.

Primeiramente é importante que fique bem claro que as tríades são empilhamentos de notas partindo sempre de uma nota para uma terça acima da nota em questão.

Olhando a escala de DÓ MAIOR temos a nossa primeira nota o próprio DÓ.

Partindo agora desse DÓ, contando a terceira nota adiante chegamos na nota MI, dessa forma encontramos o nosso primeiro empilhamento de terças.

Para encontrar a próxima nota vamos usar a mesma lógica vamos contar a TERCEIRA NOTA partindo da nota MI, chegando assim no SOL.

Dessa forma temos o nosso primeiro acorde maior, o acorde de DÓ MAIOR com as notas DÓ – MI – SOL.

Observe que existe também um padrão de intervalos sendo que da nota DÓ até a nota MI temos 2 tons e da nota MI (formando uma terça maior) até a nota SOL temos UM TOM E MEIO.

Outra coisa também é que entre a nota DÓ e a nota SOL pelos cálculos temos TRÊS TONS E MEIO de distância uma da outra formando assim um intervalo que chamamos de QUINTA JUSTA.

Então dessa forma encontramos a forma do acorde MAIOR tendo suas notas chamadas de TÔNICA (primeira) TERÇA MAIOR e QUINTA JUSTA. Saiba também que esse padrão se aplica a todas as formações de TRÍADES MAIORES.

Formação de Acordes nos Instrumentos

Na prática a formação de acordes no teclado e também no violão segue o mesmo princípio, porém respeitando as características de cada instrumento.

A construção das tríades no piano é mais clara (visual) pois como ela acontece de forma horizontal você pode enxergar os intervalos sendo eles TÔNICA, TERÇA E QUINTA.

Veja na imagem a formação das tríades no teclado.

A formação dos acordes maiores no violão já não é tão clara quanto no teclado (piano) mas caso já saiba onde se encontram as notas no braço do instrumento você segue sempre a mesma lógica: Tônica, Terça e Quinta.

Vídeo Aula do Curso de Harmonia Musical

Para se aprofundar mais ainda preparamos um vídeo aula com explicações mais detalhadas para você entender de uma vez por todas como acontece a formação das tríades maiores.

Além disso preparamos um exercício para você treinar e por em prática a formação desses acordes.

Caso tenha alguma dúvida fique à vontade para nos escrever pelo site ou mandar um comentário em nosso canal.

Clique aqui para baixar o exercício referente a aula apresentada.

BAIXAR EXERCÍCIO DA AULA