Acessar-Curso-de-Harmonia-sobre-Tetracordes-usando-notas-com-sustenido

Continuando a nossa explicação, partindo agora para a oitava aula, você verá os tetracordes com BEMÓIS.

Diferente da aula anterior que você viu os tetracordes com sustenido, nesse momento é hora de entender os bemóis pois eles darão suporte e conhecimento para que você compreenda assuntos futuros.

Relembrando que os tetracordes são escalas com 4 notas e ao mesmo tempo escalas divididas ao meio como no exemplo abaixo.

Dessa forma sempre partindo da segunda metade da escala, observe que ela é a primeira metade de uma nova escala, assim como no exemplo apresentado acima onde a segunda metade da escala de RÉ forma a primeira metade da escala de LÁ e assim por diante.

Outra coisa interessante a se observar é que a cada tetracorde que vamos construindo, há um aumento na quantidade de acidentes.

C = 0 sustenido

G = 1 sustenido

D = 2 sustenido

A = 3 sustenido

E = 4 sustenido

B =5 sustenido

F# = 6 sustenido

Se continuarmos nessa sequência a cada novo tetracorde teremos mais bemóis, chegando assim as notas com sustenido dobrado, da qual pode dificultar a nossa leitura.

Então nós fazemos um ajuste utilizando um recurso que são os HOMÔNIMOS, onde você já viu em nosso curso que são as notas que possuem dois nomes como o C# e o Db.

Agora com essa ferramenta você pode modificar a escala de DÓ SUSTENIDO para RÉ BEMOL.

 

As duas escalas acima, são as mesmas escalas, porém observe que elas possuem números diferentes de acidentes, partindo dessa mudança, nós podemos continuar construindo os tetracordes.

Veja o exemplo abaixo:

 

Agora assista a aula e faça os exercícios para assimilar e dominar o conteúdo de forma efetiva para se diferenciar no seu fazer musical.

Qualquer dúvida comente abaixo para que possamos lhe ajudar.

Segue o link com os exercícios… Bons estudos!!

 

EXERCÍCIO – 1