Olá você que acompanha as aulas de harmonia no aqui no nosso site Dicas Musicais!
Hoje iremos falar sobre um assunto muito importante que é o CICLO DAS QUINTAS. Basicamente é um assunto simples mas muita gente fica na dúvida na hora de entender ou construir.
É imprescindível ter em mente que o CICLO DAS QUINTAS nos permite visualizar e calcular o número de sustenidos que cada escala (tonalidade) tem como apresentado no exemplo abaixo.
Então a construção do mesmo se baseia no conceito apresentado e utilizado nas aulas anteriores que são os TETRACORDES. Veja no exemplo abaixo que a partir do segundo tetracorde de cada escala temos o primeiro tetracorde da escala seguinte. Assim escala a escala vão surgindo os acidentes pois respeitamos os intervalos.
Partindo da escala de C (dó maior) seguimos caminhando e construindo uma nova escala a partir da quinta nota dessa escala como você pode ver abaixo.
Observe também que a escala de C (dó) tem 0 (zero) sustenidos, a escala de G (sol) tem 1 (um) sustenido e a escala de D (ré) possui 2 (sustenidos). Assim se continuarmos a sequência sempre criando uma nova escala partindo da quinta nota dessa mesma escala, teremos a cada escala uma nota dessa escala com um SUSTENIDO a mais criando assim o ciclo das quintas.
Uma aplicação muito usada no ciclo das quintas é a transposição, com ele você, ao usar a mudança de tonalidade, facilmente encontra os acidentes presentes na escala em questão.
Para compreender melhor assista a nossa vídeo aula disponível abaixo. Também lembre-se de treinar os exercícios para fixar melhor o conteúdo.
EXERCÍCIO – 1
EXERCÍCIO – 2